sábado, 30 de julho de 2011

ECOTURISMO DE FOZ SERÁ TEMA DE MESTRADO EM SHANGAI

ECOTURISMO DE FOZ SERÁ TEMA DE MESTRADO EM SHANGAI

Lúcia Tavanti  da redação da AMN

A estudante dominicana, naturalizada brasileira, Glória Susan Kuo Wu faz mestrado em Shangai e sua tese versa sobre ecoturismo na região de Foz.

“Meu desejo é mostrar aos chineses o Brasil que muitos ainda não conhecem. Nosso país não se resume apenas a São Paulo e Rio de Janeiro. As Cataratas do Iguaçu, não ficam somente do lado argentino, como muitos imaginam”, justifica Glória. 

E Glória sabe bem do que está falando. Filha de pais chineses a moça nasceu na República Dominicana, mas mudou-se para o Brasil com apenas três anos.

A família fincou raízes em Foz do Iguaçu visionando o futuro na área do comércio. Hoje é proprietária de empresas no ramo de importação e exportação no Brasil e no Paraguai. 

A universitária após se graduar em Administração e Marketing em Curitiba, partiu para a China, mais especificamente a cidade de Shangai, com a intenção de passar um ano estudando a língua de seus ancestrais. 

Em julho de 2009, solicitou a admissão junto à Universidade de Shangai Jiao Tong, para o mestrado em Gestão de Turismo, a qual foi aceita. 

O curso começou em setembro de 2009 e tem duração prevista de 2,5 anos. O tema de Glória tem razão de ser. Foz do Iguaçu é o segundo destino de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil e muito procurado por visitantes asiáticos, que buscam justamente um contato mais próximo com a natureza. 

Sua dissertação abrange a história da evolução do turismo da cidade, suas características ecológicas e o que está sendo efetivamente trabalhado para promover o ecoturismo. 

“Minha pesquisa iniciou-se ainda na China, onde muitos dados foram encontrados inicialmente no site da Secretaria do Turismo, o que para mim foi de uma enorme e valiosa ajuda”, prossegue a mestranda.

Em Foz do Iguaçu até o final de agosto, Glória concentra atualmente sua pesquisa na Biblioteca Especializada em Turismo Frederico Engel, localizada junto à Biblioteca Municipal.

“Estou auxiliando a mestranda no processo de interpretação de dados estatísticos e materiais em potencial de uso para sua tese”, explicou Ronaldo Ghellere, bibliotecário da Secretaria de Turismo, que considera gratificante a atividade, em função do rico acervo disponível. 

“Brasil e China estão cada vez mais se fortalecendo pelos laços econômicos e por que não uni-los também no turismo? Espero que esse trabalho ajude a divulgar Foz do Iguaçu, que não se limita apenas à visita às Cataratas. O ecoturismo, sem dúvidas, é uma das alternativas que mais vêm ganhando força”, finaliza Glória. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário